A Compostagem
A compostagem é um processo importante que permite usar a decomposição como forma de reutilizar os nutrientes presentes nos resíduos orgânicos produzidos em nossa sociedade. Devolver estes nutrientes para o meio ambiente através do composto orgânico é crucial para uma sociedade que busca a sustentabilidade e efetivação da economia circular.
O processo de compostagem realizado na Nossa Terra consiste no recebimento de resíduos orgânicos não perigosos e a sua decomposição em leiras. Estas leiras são revolvidas periodicamente e, ao final de aproximadamente 90 dias, o resíduo é transformado em composto orgânico. O produto final ainda passa pelos processos de peneiramento para garantia da qualidade ao consumidor final que pode adquirir o produto ensacado nas floriculturas parceiras ou diretamente com a Nossa Terra em compras a granel.
O composto da Nossa Terra traz vários benefícios para os nossos clientes com o aumento da atividade biológica do solo, melhora da capacidade de troca de cátions e auxílio na retenção de água.
Etapas da Compostagem
Conheça o passo a passo do processo de compostagem
1º
Recebimento
Nesta etapa recebemos resíduos de diferentes tipos como: cascas, cinzas, poda e serragem; lodo semissólido e prensado; resíduos de frigoríficos; resíduos de indústrias de conserva e resíduos orgânicos em geral.
2º
Montagem
Após o recebimento do resíduo, ocorre a montagem das leiras que envolve a mistura do resíduo orgânico com resíduo rico em carbono, como serragem e casca de arroz. A leira é monitorada constantemente para garantir a temperatura e a umidade certa para o processo de decomposição.
3º
Revolvimento
O revolvimento das leiras garante a aeração do material, evitando a decomposição aeróbica e, consequentemente, a liberação de metano.
4º
Peneiramento
Por fim, ocorre o peneiramento onde o material é classificado em duas granulometrias:
<12 mm
12 mm - 33 mm